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A indústria precisa digitalizar suas ações no PDV

04/09/2018

Não é possível aproveitar todo o potencial do uso dos dados que estão à disposição da indústria se as ferramentas de visibilidade são analógicas. É hora de mudar!

Tradicionalmente, a visibilidade das marcas nas lojas físicas acontece de maneira estática, com sistemas baseados em mídia impressa (cartazes, faixas de gôndola, wobblers etc). Do ponto de vista da indústria, essa forma de apresentação traz algumas desvantagens:

 

- Altos custos de impressão / distribuição das peças de visibilidade, especialmente para marcas com ampla presença geográfica;

 

- Dificuldade de gerenciamento das ações nos pontos de venda: é preciso contar com um ampla estrutura para verificar se a visibilidade está apresentada de forma correta em cada loja;

 

- Dificuldade de mensuração dos resultados: se não é possível garantir a visibilidade da ação no PDV, torna-se impossível certificar que a ação teve impacto nos resultados de venda;

 

- Impossibilidade de reação a eventos imprevistos: o longo ciclo de planejamento / impressão/distribuição da visibilidade no PDV faz com que não seja possível reagir a tempo ao inesperado, como greves e mudanças climáticas. Também se torna muito custoso aproveitar eventos (como fazer, de forma tradicional, uma ação diferenciada de acordo com o resultado das eleições ou da Copa do Mundo?);

 

- Nível básico de personalização da visibilidade da indústria: o varejo consegue identificar qual é o público predominante de cada loja, mas com ferramentas de visibilidade analógicas, não é possível apresentar diferentes mensagens de acordo com o momento de consumo;

 

- A visibilidade se transforma em paisagem: uma comunicação estática no PDV passa a ser ignorada pelo cliente. Em pouco tempo, todo o investimento realizado pela marca se perde, pois a atenção do consumidor não é atraída para aquela ação, mesmo que ela esteja direcionada ao público correto.

 

Experiência digital criada pela Eloopz para primeira loja física da Beleza na Web.

 

Mudança total

 

A digitalização do merchandising da indústria pode mudar completamente esse cenário. Apenas um exemplo do potencial que se abre para as marcas: uma pesquisa da Nielsen mostra que 38% do recall da marca, 23% do awareness e 25% da intenção de compra são impulsionados por vídeos de menos de dois segundos. Uma curtíssima mensagem em vídeo pode fazer toda a diferença na decisão de consumo.

 

A visibilidade das marcas via internet e mídias sociais vem se baseando cada vez mais em vídeo. E essa preferência dos consumidores já começou a transformar a visibilidade nas lojas físicas. Para aproveitar essa oportunidade de engajar os clientes, a indústria precisa investir na digitalização de seu merchandising.

 

Os clientes têm inúmeras opções de produtos à sua disposição e são altamente seletivos, escolhendo rapidamente se um conteúdo é interessante ou não (quem nunca pulou um anúncio no YouTube depois de 5 segundos?).

 

Para conquistar o cliente, o uso de dados é fundamental: 75% dos clientes têm maior probabilidade de comprar de uma marca que o conhece pelo nome, recomenda produtos com base em compras passadas ou conhece seu histórico de compras. E não é possível aproveitar o potencial do uso de dados se a visibilidade no PDV ainda é analógica.

 

Com a digitalização da visibilidade nas lojas físicas, a indústria passa a contar com uma poderosa ferramenta para alcançar os consumidores no momento correto, da forma mais assertiva. Quanto mais seletivos os clientes, mais receptivos eles serão ao conteúdo que considerem valioso. Por isso, apresentar a mensagem correta para os clientes (um medicamento para gripe em um dia frio, por exemplo) é uma forma muito mais interessante de ser relevante do que simplesmente fazer barulho no PDV.

 

A digitalização da visibilidade aumenta as oportunidades para que a indústria se apresente ao cliente no PDV. A personalização por loja, localização, temperatura e horário, entre outros fatores, amplia o alcance da indústria. Esse processo permite que empresas sem tanto poder de fogo para investir encontrem possibilidades de investimentos e de alavancagem de resultados. Ao investir na visibilidade de suas ações, a indústria melhora seu desempenho e maximiza o retorno de seus investimentos.

 

Melhoramos a experiência de compra do cliente e aumentamos a receita da indústria com nossa solução para digitalizar o visual merchandising no ponto de venda físico. Saiba mais!

 

Confira abaixo algumas imagens da experiência digital criada pela Eloopz para primeira loja física da Beleza na Web.

 

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